segunda-feira, 17 de novembro de 2008

TÉCNICOS DE INFORMÁTICA

Um blog serve para estas coisas mesmo...
Estamos chegando a mais um final de ano, um período repleto de realizações, novas experiências que engrandeceram nosso trabalho como EDUCADORES DA TECNOLOGIA.
Em 2008 participamos de encontros do GSE, PROINFO, CTE, e OPE, quantas inúmeras vídeoconferências, trocas de e-mails, e testes no sistema VOIP, nossos laboratórios cada vez mais equipados, nossas escolas cada vez mais consciêntes no uso da tecnologia em prol da educação e a sociedade cada vez mais presente incentivando que as crinaças e jovens do nosso país a procurem a informática como forma de enrriquecimento da cultura e aprendizagem.
Porém ainda possuimos alguns gargalos, desânimos que as vezes dificultam a busca de um novo estilo de conhecimento.
Ainda sofremos coma insubordinação, com a falta de ética e com a politicalia do setor público.
Nós, TECNICOS DE INFORMÁTICA, ou melhor, EDUCADORES DA TECNOLOGIA, ainda convivemos com pessoas que acreditam que nosso trabalho resume-se simplesmente em ligar ou delisgar um equipamento de projeção multimídia, ou trocar uma impressora de lugar para satisfazer a simples ergonometria de um aristocrata da educação.
Somos ainda "simples peças de um show que ensiste em não acabar" a ponta, da ponta de uma outra ponta, que no fim das contas não é nem ponta e nem ponto de referência pra nada.
Em nossas mãos está o conhecimento da informática, porém aos olhos dos EDUCADORES que deveriam explorar estes conhecimentos, estão somente NECESSIDADES PONTUAIS.
Não quero dizer que instalar e configurar projetores multimídias, gravar cds ou dvds ou desligar e ligar impressoras seja um trabalho humilhante, pelo contrário, sabemos fazer estas coisas como ninguém, pois estudamos e buscamos o conhecimento nesta área, porém todos que assim como eu, trabalham nesse meio sabem que este conhecimento representa apenas 1% do que podemos oferecer.
Quantas soluções tecnológicas e até não tecnológicas podem estar na mente de um técnico de informática? Será que nós, EDUCADORES DA TECNOLOGIA não conhecemos melhor do que ninguém os laboratórios das escolas? será que nossa opinião sobre a dinâmica do trabalho com tecnologia não pode ser aproveitada? Será que precisamos contratar o SENAI, FUNDAÇÃO LEMMAN ou qualquer outra organização para oferecer cursos de informática ou tecnologia? será que as soluções tecnológicas que nossos ditos SUPERIORES enfiam "guela" abaixo não poderiam ser melhor discutidas coma ponta?
Eu sinceramente acredito no governo e confio na sua atuação como poder de transformação social, desde que este governo possa OUVIR quem faz parte dele!
Secretários, Governantes e Dirigentes, acreditem em nosso potêncial, nos não mendigamos salários e muito menos vantagens, somos sedentos por EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, e participação nas decisões.
BOAS FESTAS!